Como Manter um Cachorro Ocupado e Feliz


Um cachorro ocupado é um cachorro feliz! Cachorros são seres inteligentes e florescem em ambientes onde eles têm muito o que fazer. Já cães que vivem na cidade muitas vezes precisam passar grandes quantidades de tempo inativos. Em seu habitat natural, os cães adoram explorar novos lugares, perseguir presas, sempre descobrindo novas coisas.

Cachorrom brincando

Mas ao viver na cidade, o seu estilo de vida muda completamente. Vamos analisar o dia típico de um cachorro que vive na cidade: após 6 ou 8 horas de sono, ele acorda e recebe sua primeira refeição do dia. Se tiver sorte, ele sai para passear com seu dono por 15 ou 30 minutos, e ao voltar para casa o seu dono se prepara para trabalhar. Durante o dia, o cachorro fica em casa sem fazer, tirando um cochilo durante à tarde e só.

O seu dono ao voltar do trabalho, pode ser que ele saia para mais um passeio de 30 minutos. Pode até ser que alguns cães adoram esse estilo de vida, mas a maioria gosta de ter um dia cheio de atividades e exercícios.

Cachorro correndo

Quantas vezes você já chegou em casa e a encontrou em um verdadeiro caos?! Isso acontece porque os cães possuem muita energia, e essa energia precisa ser trabalhada. Algumas raças foram desenvolvidas para executar determinadas tarefas, como por exemplo, auxiliar na caça, controle do rebanho,também conhecidos como cães de pastoreio.

Quando eles vem morar conosco na cidade, torna-se nossa responsabilidade atender as necessidades comportamentais do cachorro, por isso é necessário providenciar atividades e exercícios diários para eles manterem uma boa saúde física e mental.

Atividades físicas para o seu cão

Geralmente, um cachorro cansado é muito bom! Cachorros precisam de exercícios físicos. Mas qual a quantidade ideal? Após dormir de 6 a 8 horas, o ideal é que eles tenham as atividades físicas já logo pela manhã. O período varia de cachorro para cachorro, mas o tempo pode ser entre 30 a 60 minutos. A melhor é sem coleira, desde que ele esteja treinado para não se meter em problemas.

Exercícios aeróbicos são excelentes para a saúde deles. Se o seu cachorro foi sedentário por muito tempo, é melhor consular um veterinário antes de embarcar em um programa de exercícios.

Quando sem coleira, ele pode correr e brincar com outros cães, exercendo também um bom papel na socialização dele. Mas é importante que seu cão saiba se comportar bem na presença de outros cachorros e pessoas.

Deixe ele ocupado durante o dia

Após ele ter embarcado em um programa de atividades físicas durante as manhãs, o seu cão também precisa ficar ocupado durante o dia. Se ele ficar sozinho durante o dia todo, você poderia deixá-lo em uma creche para cachorros, pois assim ele poderá interagir com outros cães e também ter suas necessidades atendidas.

Caso ele fique sozinho em casa o dia todo, felizmente você pode fazer algumas coisas para deixá-lo entretido:

  • Deixe alguns brinquedos para ele morder e interagir;
  • Alguns brinquedos especiais soltam comida ou petiscos enquanto o seu cão brinca com ele. Isso é ótimo para deixar seu cão ocupado por horas e horas, mesmo quando os petiscos estiverem acabado.
  • Você também pode deixar a TV ou o rádio ligado. Não é tão envolvente quanto o brinquedo, mas pode deixá-lo com algo a fazer por algum tempo.

Boa Sorte!

blog comments powered by Disqus