Como Acalmar um Cachorro Hiperativo


Um cachorro hiperativo é um problema que pode ter muitas causas e soluções. A maior parte da hiperatividade é originada pela falta de atividades, exercícios e estimulação.

Cachorro correndo na água

Então para que você possa corrigir o problema de comportamento do seu cachorro, você precisa analisar como está interagindo com ele no seu dia a dia e também as atividades que ele recebe.

Todo cachorro precisa de atividades e exercícios, mas algumas raças demandam mais atividades e estimulação que outras. Isso ocorre devido ao objetivo para que foram criadas.

Por exemplo, as raças abaixo são conhecidas como tendo um alto nível de energia e precisam de bastante atividades e estimulação:

Cada cachorro na sua raça é um indivíduo. Dentro das características de cada raça a gente tem o que é considerado possível. Por isso nem todo Border Collie ou Poodle será muito ativo. Filhotes e cachorros jovens terão um nível de energia diferente do que adultos da mesma raça. Sendo assim, avalie as características da raça do seu cão e analise o que é esperado dele como comportamento.

Também é necessário analisar o comportamento do líder, nesse caso você! O líder da matilha sempre deve passar uma postura calma, confiança e de firmeza. Donos estressados ou que gritam podem contribuir para um cachorro hiperativo. Cheque sua energia e também a imagem que você passa ao cachorro.

Se o cachorro estiver pulando em você ou em outras membros da sua família, ele simplesmente está buscando atenção. E cada vez que você corresponde a solicitação dele, o comportamento é reforçado, dificultando assim a correção desse hábito ruim. Então, da próxima vez que o seu cão estiver pulando ou exigindo atenção de uma maneira muito excitada, não olhe, toque ou fale com ele! Assim logo logo ele perceberá que para receber atenção ele precisa calma e com as patinhas no chão.

Boa sorte!

blog comments powered by Disqus