Como Ensinar o Cão a não Pular nas Pessoas


Muitos donos de cachorro enfrentam esse problema de comportamento, pular nas pessoas. Pode ser irritante sentir que você está sendo atacado por um cachorro excitado e agitado, segundos após ter entrado em casa!

Sem falar que isso também pode ser perigoso para crianças pequenas. Mas a boa notícia é que você pode ensinar o cão a não pular nas pessoas.

Cachorro pulando

Por que eles pulam?

Há várias teorias por trás desse comportamento. Eles podem pular para exercer dominância sobre o seu dono, também pode ser como uma forma de saudação, ou ainda para obter a nossa atenção.

Muitas vezes esse mal comportamento é reforçado ao darmos atenção ao cachorro. Ele não percebe que empurrões e gritos são uma forma punição pelo comportamento errado, é apenas uma forma de obter atenção.

Neste caso, qualquer atenção sua será vista como recompensa pelo comportamento, reforçando assim o hábito. Você precisa mostrar ao cachorro que é mais recompensador para ele ficar sentado no chão do que pulando nas pessoas.

Como ensinar o cão a não pular nas pessoas em 07 passos

1. Não use contato físico. Erguer o joelho ao peito quando ele começa a pular em você pode ser visto como uma interação ou brincadeira, podendo assim reforçar o comportamento do seu cão.

2. Ensine o comando “sentar”. Você também pode ensinar o comando sentar ao seu cachorro. Toda vez que ele sentar sob seu comando, recompense ele com carinho e atenção.

3. Não dê atenção. Outra maneira de ensinar seu cachorro a não pular nas pessoas é reter a sua atenção. Funciona de duas maneiras:

  • Assim que ele começar a pular em você, vire-se e ignore-o completamente. Se ele vier ao seu encontro novamente, torne a virar e ignore-o novamente. Espere até ele parar de pular.
  • Outro método é sair do cômodo ou local onde encontra-se o cachorro. Se você entrar em casa e ele estiver pulando, saia e espere ele ficar mais calmo.

4. Recompense o bom comportamento. Toda vez que ele estiver bem comportamento, recompense-o com um pouco carinho na cabeça ou petisco. Lembre-se que você deseja ensinar ele o comportamento correto, e isso reforçará o comportamento.

5. Seja disciplinado. Para que o novo comportamento funcione, você precisa ser consistente com ele. Ensine as dicas para todos os membros da sua família e também os seus amigos. Só dessa forma ele aprenderá que para receber atenção, ele precisa estar com as 04 patinhas no chão!

Boa sorte!

blog comments powered by Disqus