Como Ensinar o Comando “Sentar” ao seu Cachorro


Existem várias maneiras de ensinar o seu cachorro a sentar, e neste artigo nós iremos nos focar na técnica mais básica e fácil de aplicar.

O comando “sentar” é um dos mais simples, e também divertidos de se ensinar o seu cachorro. Antes de começar cada sessão de prática, procure um ambiente livre de barulho ou qualquer distúrbio, assim o seu cão não será distraído por qualquer coisa.

Mulher ensinando cachorro

Outro passo importante antes de começar o treinamento é deixar o seu cãozinho tranquilo e calmo, sem qualquer agitação. Tente passar uma energia calma e submissa ao seu cachorro, assim ficará mais fácil realizar o treinamento.

Esta técnica em especial requer que você possua algum alimento para dar de recompensa ao cachorro, como por exemplo, um grão de ração ou até mesmo bacon. Assim toda vez que ele realizar o comando, você o estará recompensando pelo trabalho, reforçando assim o hábito. Vamos então à técnica:

1. Fique de Frente ao seu Cachorro

Nesta primeira parte você deseja que o cachorro esteja totalmente concentrado em você, e também em uma posição em que possa escutar e ver você com clareza. Fique de pé na frente dele, de preferência onde ele esteja olhando para você.

2. Mostre a Recompensa ao Cachorro

Estando frente a frente com ele, segure com firmeza a recompensa em sua mão e a aproxime do nariz do seu cachorro. Ele ficará curioso e tentará se aproximar para verificar do que se trata.

A partir desse momento você deverá ter toda a atenção do seu cachorro.

3. Mova a Recompensa para Atrás da Cabeça do seu Cão

Essa parte da técnica é essencial, pois o cão deverá seguir o movimento da sua mão, forçando-o a se sentar no chão. Para que isso funcione sem problemas, tente manter a mão não muito próximo à cabeça dele nem muito longe, assim o movimento da sua mão deverá fazê-lo sentar para acompanhá-la. Também não deixe que o cão pegue a isca durante essa parte, pois assim o truque não funcionará.

4. Diga “Senta”

Um pouco antes de ele sentar no chão, diga “senta”, entregando assim o petisco na boca do seu cão.

Agora que ele completou todo o processo, você deve agradar o seu cachorro, fazendo muito carinho na sua cabeça! Retire o cachorro da sua posição, e faça-o andar um pouco.

Para que o novo truque funcione com perfeição, você precisa repetir todo o processo para que o cachorro possa aprender. Pode levar algum tempo para ele decorar o novo comando, mas se você repetir o treinamento alguns minutos por dias, todo dia, em pouco tempo ele estará executando o comportamento sempre que você dizer “senta”, mas dessa vez sem precisar lhe dar o petisco.

Lembre-se em agradar o seu cachorro cada que ele realizar o comando com sucesso.

Obrigado!

 

blog comments powered by Disqus