Como Treinar o seu Cão para Vir


Ensinar o seu cachorro a vir é um dos comandos mais importantes que você pode ensinar ao seu cachorro. Um cachorro que responde rápido a esse comando pode experimentar uma liberdade que outros cachorros não podem. Fazer com o seu cão aprenda não será necessariamente fácil, mas o tempo e energia gastos durante o treinamento valerão a pena na hora que você mais precisar.

Cachorro correndo

Suas Expectativas

Antes de iniciar o treinamento, é importante que você possua as expectivas corretas em relação aos resultados com base na realidade. Não importa quanto esforço você coloque no treinamento dele, nenhum cão será 100% confiável em vir até você quando chamado.

Como os humanos, eles também podem falhar ou cometer erros. Lembre-se: cachorros não são máquinas. Pode ser que o seu cachorro não tenha ouvido você chamá-lo, ou ainda, ele estava prestando atenção em outra coisa mais interessante. Isso pode acontecer especialmente se o ambiente possuir muita movimentação ou distúrbios.

Também existe a questão da raça: algumas são fáceis e outras mais difíceis de ensinar esse comando. Independente da sua raça, o seu objetivo é formar um forte hábito para que quando o cão ouvir o comando, ele venha até você sem problemas.

1. Iniciando o Treinamento

É muito importante que você inicie o treinamento desse comando em um ambiente com poucas ou nenhuma distração. Conforme o seu cão avança, você pode treinar em outros ambientes mais barulhentos ou com mais movimentação.

Caso esteja treinando o cão em um ambiente aberto sem cercado, você pode colocar coleira nele para evitar que ele saia correndo.

2. Tenha uma Recompensa em Mãos

Uma recompensa pode ser alguma comida que o seu cão adore. É preferível que ela seja de tamanho pequeno, assim o seu cão não terá dificuldades em engolir e associará o prazer imediato da comida com o comando.

3. Mostre a Recompensa ao Cão

Agora você pode mostrar a recompensa ao cachorro e logo após mova-se para longe dele. Dê uns três ou mais passos para trás, ajoelhe-se, mostre a recompensa novamente e quando ele começar a se mexer, diga com uma voz calma e clara “[nome do seu cão], venha!”.

4. Recompensando

Após ele chegar e comer  o petisco, passe a mão na cabecinha dele, dando lhe carinho. Lembre-se: esse procedimento é para reforçar o hábito.

5. Praticando o Novo Hábito

Após alguns dias ou semanas de prática, o seu cão irá responder com mais facilidade ao comando. Para que funcione em diversos ambientes, você pode ir aos poucos adicionando pequenas distrações ou praticando em outros locais.

Pontos Importantes

  • Apenas o use o comando “venha” quando realmente desejar. Também evite de chamá-lo dizendo “venha, venha, venha” várias vezes, pois assim o cão poderá ignorá-lo.
  • Pratique em vários locais adicionando uma ou mais distração. Por exemplo, se você pratica dentro de casa, tente da próxima vez praticar no quintal ou no parque.
  • Tente evitar de usar o comando “venha” para atividades que não sejam prazerosas para ele. Por exemplo, ele está brincando feliz no quintal, você o chama pelo comando “venha” e após isso você coloca a coleira nele, terminando assim a brincadeira. Se fizer isso com muita frequência, ele poderá associar o comando “venha” com ficar preso na coleira, o que não é o que você deseja!
  • Após alguma pratica, você poderá retirar o petisco ou recompensa quando ele seguir o comando. Mesmo assim, ainda vale a pena agradar ele com algum carinho para fortalecer ainda mais o hábito.

Obrigado!

 

blog comments powered by Disqus