Comportamento Canino – 07 Problemas que Donos de Cachorros Enfrentam


A maioria dos donos de cachorro já passou um desses problemas de comportamento canino, e ainda poucos sabem como resolvê-los ou se perguntam o motivo deles. Muitos cachorros latem excessivamente, mastigam objetos ou pulam nas pessoas, além de outros comportamentos prejudiciais, e os seus donos simplesmente não os compreendem ou não sabem lidar com isso corretamente.

Se você já possui um cachorro ou pretende ter um, é importante entender alguns comportamentos típicos dos cães para preveni-los e tratá-los com a maior rapidez possível.

border-collie

1. Latidos em excesso

Todos os cachorros latem, uivam e choram com certa frequência. Agora, latidos em excesso pode ser considerado um problema de comportamento. O primeiro passo para reduzir ou eliminar é determinar o porquê os latidos estão ocorrendo. Isso pode ser:

  • Alerta de perigo ou intruso;
  • Resposta a outros cachorros;
  • Entusiasmo;
  • Ansiedade;
  • Aborrecimento.

Por exemplo, se o seu cachorro fica na frente de casa e ele para qualquer pessoa que passa, a solução pode ser deixá-lo no quintal a maior parte do tempo. Já uma boa caminhada pode ser ótimo para aliviar o estresse e eliminar o tédio, além de ser benéfico para a saúde dele.

2. Cavando buracos no jardim

Se dada a oportunidade, o seu cão irá cavar alguns buracos, é uma questão de instinto. Certamente, algumas raças irão fazer mais buracos que outras, mas em geral, todas terão alguma razão para isso. Alguns motivos desse comportamento são:

  • Ansiedade ou medo;
  • Esconder objetos, como ossos ou brinquedos;
  • Para se esconder ou obter acesso;
  • Instinto de caça;
  • Medo.

Caso o seu cachorro esteja abrindo buracos no seu quintal,  o primeiro passo é descobrir a fonte. Pergunte-se: por que ele está fazendo? Se não souber a resposta, passe mais tempo com o seu cão e descubra o motivo. Um pouco de exercício e treinamento também pode eliminar o problema.

3. Agressividade

Um comportamento agressivo é exibido quando o cachorro mostra os dentes, rosna, dá o bote e morde. Vale lembrar que qualquer raça de cachorro pode exibir um comportamento agressivo. No entanto, cachorros com histórico de violência e abusos ou aquelas raças com tendência à agressividade possuem mais chances de mostrar agressividade em relação a pessoas ou outros cachorros.

Se o teu cachorro possuir uma tendência agressiva, consulte um veterinário primeiro. Então, busque ajuda de um treinador de cachorros profissional. Todo e qualquer esforço deve ser feito para manter as pessoas seguras de cachorros agressivos.

4. Ansiedade de separação

Ansiedade de separação é um dos problemas mais comuns de comportamento canino. Sintomas comuns desse problema incluem choros, mastigação de objetos e ansiedade do cão quanto o dono estiver para sair.

Para resolver esse problema, o seu cachorro precisará passar por um treinamento e também uma modificação de comportamento.

5. Mastigando objetos

O ato de mastigar é natural para os cachorros. O problema começa quando esse comportamento canino torna-se destrutivo. Os principais motivos são:

  • Curiosidade;
  • Excesso de energia ou aborrecimento;
  • Ansiedade.

A primeira alternativa é deixar o seu cachorro em uma área onde ele não causará destruição aos seus objetos pessoais, e você pode deixar com ele alguns brinquedos para ele mastigar. Se você pegar ele mastigando o objeto errado, corrija ele com um barulho do tipo “shhhhi!”, e logo em seguida dê a ele o brinquedo que ele pode mastigar.

Também lembre-se: uma boa quantidade de exercícios diários pode resolver esse tipo problema.

6. Pulando nas pessoas

Um cachorro que pula nas pessoas pode fazer isso por várias razões, entre elas pode estar o entusiasmo ou excitação,  ou ele está querendo exercer a sua dominância.

Pode ser irritante ou até mesmo perigo um cachorro que vive pulando nas pessoas, mas você pode tomar algumas providências para que pare de fazer isso. A primeira é ignorar o cachorro, não olhe nem dê atenção a ele. Se ele pular em você e você passar a mão na cabecinha dele, você na verdade estará reforçando esse comportamento.

Quando ele estiver calmo e mais relaxado, agora você pode recompensá-lo! Não levará muito tempo para ele entender a mensagem.

7. Implorar por comida

Implorar por comida é um péssimo hábito, e infelizmente muitos donos de cachorro encorajam esse tipo de comportamento canino.

É difícil ignorar aquele olhar doce e suplicante dos nossos cães ao redor da mesa, mas como líder da matilha você precisa tomar providências! Esse mal hábito de pedir comida durante as suas refeições pode trazer sérios problemas ao cão, como por exemplo, obesidade e problemas digestivos.

Ao se sentar para comer com sua família, diga para o seu cão ficar em um determinado lugar, ou deixo-o em outro quarto até que você termine a refeição. Após isso, recompense ele com carinho e afeição.

Boa sorte!

blog comments powered by Disqus