Mantenha seu Cachorro Seguro no Verão


A temporada de verão é tempo de alegria tanto para você como seu cão. É possível passear, correr, brincar e até nadar com ele em um clima aconchegante e gostoso.

Mas com todas essas vantagens, também é preciso manter o olho aberto para alguns perigos e ameaças que podem prejudicar seu cão. Confira abaixo algumas dicas para passar muito bem e sem problemas a melhor época do ano.

Cachorro se divertindo com água

Fora de Casa

  • Quando o seu cão estiver do lado de fora aproveitando o quintal, tenha certeza que ele possui acesso fácil a locais com sombra e água fresca;
  • Nunca deixe o cachorro preso dentro do carro, mesmo quando ele estiver sob a sombra;
  • Evite caminhar no asfalto em dias ensolarados. As pessoas normalmente usam calçados ou tênis para a proteção nos pés, mas os cães não! Dê preferência a locais com gramado ou terra, ou melhor ainda, procure passear com ele de manhã ou à noite quando as temperaturas estão mais agradáveis.

Dentro de Casa

  • Mesmo estando dentro de casa quando há sombra, a temperatura pode subir bastante e deixar seu cãozinho muito desconfortável. Por isso, é bom verificar sempre se ele está passando bem. Um ventilador em baixa rotação pode fornecer o ar fresco que ele tanto precisa;
  • Cachorros com focinhos mais curtos precisam de um cuidado extra, pois essa característica pode dificultar a refrigeração do corpo do animal. É importante ter um cuidado especial com essas raças de cães;
  • Pode ser a hora de aparar um pouco o pelo do seu cão! Raspar o excesso de pelo pode dar ao seu melhor amigo um conforto extra nessa época de temperaturas altas.
  • Saiba reconhecer os sintomas de um cão que está sentindo muito calor. Alguns sintomas mais comuns são ânsia, dificuldade de respirar, fraqueza e muito baba na boca.

Água

  • Mantenha o seu cão hidratado deixando para ele água limpa e fresca;
  • Não é nenhuma novidade que alguns cães gostam de nadar! Por isso, se você tiver acesso a uma piscina, ele poderá nadar um pouco para reduzir a temperatura do seu corpo e também para se divertir um bocado. Pode ser necessário enxaguar o seu cachorro para retirar a sujeira caso ele tenha entrado na água do mar ou em algum lago.

Seguindo as dicas acima é possível passar com tranquilidade e segurança a época mais quente do ano com o seu cachorro.

Abraços!

blog comments powered by Disqus