Afghan Hound


O cachorro da raça Afghan Hound é considerado um dos cachorros mais antigos do mundo. A sua principal característica é o pêlo longo, liso e sedoso que envolve todo o seu corpo.

Características

  • País de origem: Afeganistão;
  • Peso: pesam em média de 20 a 27kg;
  • Altura: medem entre 61 a 73cm de altura;
  • Cores: Cinza, três cores, branco, creme, azul e dourado;
  • Tempo de vida: 10 a 14 anos na média.

Aparência

O Afghan Hound pode ser considerado uma das raças de cachorro mais antigas do mundo. A sua origem se deu nas regiões montanhosas e frias do Afeganistão, as quais acabaram dando as características únicas a esse cachorro.

É um cão relativamente alto, podendo medir entre 60 a 73cm de altura, sendo que a fêmea possui uma altura levemente menor em relação ao macho. O seu peso médio fica entre 20 a 27kg quando adulto.

A coloração do seu pêlo pode vir em vários tipos de cores, como cinza, branco, dourado e preto. No entanto, Afghan Hound brancos com manchas pretas ou vermelhas não são aceitáveis para o padrão da raça.

O seu corpo é envolto por um pêlo longo e sedoso, o qual acaba protegendo o cachorro de temperaturas extremas. Outra característica interessante e única desse cachorro é o seu longo topete. A sua cauda apresenta uma formato parecido com um de anel no seu final.

Afghan Hound

Comportamento do Afghan Hound

O Afghan Hound é um cão corajoso, animado, leal e afetuoso com sua família. Em determinados momentos ele pode ser um pouco reservado com estranhos, mas mesmo se socializam bem. Eles podem ser desconfiados daqueles que não conhecem, mas nunca são agressivos.

Também possui um grande instinto de caça, por isso ele pode não se dar muito bem com animais pequenos, como gatos e outros animais de estimação.

Cuidados e Saúde

O Afghan Hound precisa de atividades diárias para manter uma boa saúde física e também mental. Por isso, uma boa caminhada ou corrida já deve dar resolver. Cachorros que não recebem essa dose de exercícios são mais propensos a apresentar problemas de comportamento.

Não são recomendados para a vida em apartamentos, pois se dão melhores em ambientes abertos com bastante espaço para correr e brincar. Quando deixados do lado de vida, a melhor opção é com cercados para que não fujam ou saiam correndo.

O seu pêlo longo e sedoso requer cuidados especiais. O banho não precisa ser com muita frequência, mas uma vez por semana ou menos já irá manter a saúde dele.

A sua expectativa de vida fica entre 10 a 15 anos.

blog comments powered by Disqus