Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)


O Australian Cattle Dog, ou Boiadeiro Australiano, é uma raça de cachorro de origem australiana originalmente desenvolvida para ajudar na condução do gado por longas distâncias.

É um cachorro corajoso e inteligente que gosta de trabalhar duro. Está presente na lista dos 10 cachorros mais inteligentes do mundo.

Características

  • País de origem: Austrália;
  • Peso: entre 13 a 28kg;
  • Altura: medem entre 43 a 51cm de altura;
  • Cores: azul, vermelho salpicado, azul salpicado; vermelho ou azul manchado;
  • Tempo de vida: podem viver entre 12 a 15 anos.

Aparência

O Australian Cattle Dog é um cachorro de estatura média, medindo entre 43 a 51cm de altura quando adulto. Possui um corpo compacto, robusto, firme que passa a impressão de agilidade e força. O seu corpo é mais longo do que alto, pesando entre 13 a 28kg.

Com uma pelagem dupla, sendo que a sub camada é mais curta e densa. A coloração do seu pêlo pode vir em várias cores, como vermelho manchado ou azul manchado com ou sem outras marcas. Além da coloração primária, o Australian Cattle Dog também pode exibir algumas manchas de cor sólida ou quase sólida. Essas manchas geralmente aparecem sob os olhos, na ponta ou na base de sua cauda, e algumas vezes pelo corpo.

Suas orelhas são bem definidas e de tamanho médio. Quando em alerta, elas ficam de pé. O nariz é preto e os olhos são marrons escuro e possuem um formato oval.

Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Comportamento do Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog é um cachorro leal, valente que gosta de trabalhar. Como é uma raça desenvolvida para auxiliar no pastoreio, possui muita energia e inteligência. Presente na lista dos 10 cães mais inteligentes, esse não é um cachorro que você gostaria de ter parado na sua sala o dia inteiro ou no quintal. Ele precisa de bastante exercícios e atividades para manter sua mente ocupada. Sem isso, ele pode ficar facilmente entediado , podendo levá-lo a ter sérios problemas de comportamento. Em outros palavras, ele precisa de ação na sua vida para ser um cão saudável e feliz!

Se dá muito bem em eventos de agilidade e obediência, também se distinguindo em tarefas voltadas ao pastoreio. Um treinamento firme desde filhote, junto com demonstração de liderança por parte de seus donos com bastante exercícios irão produzir um cachorro saudável e feliz.

Possui uma natureza protetora, fazendo dele um bom cão de guarda. Se não for bem treinamento, ele pode se tornar agressivo com outros cachorros e pessoas.

Cuidados e Saúde

É um cachorro com bastante energia e precisa de exercícios muito acima da média que outros cachorros. Por isso, não são recomendados para apartamentos e se adaptam melhor em lares com um quintal. Além de exercícios, eles também precisam de uma ocupação para manter a mente ocupada e ativa.

Sem exercícios e atividades, o Australian Cattle Dog pode adquirir um comportamento destrutivo. Se você pensa em pegar um cachorro dessa raça, pense muito nisso antes.

O seu pêlo curto é fácil de escovar e lavar, precisando de poucos cuidados nessa parte. A troca de pêlo ocorre um ou duas vezes por ano dependendo da região e também do sexo.

A sua expectativa de vida é entre 12 a 15 anos.

Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

blog comments powered by Disqus