Basset Hound


O cachorro da raça Basset Hound é um exímio farejador do tipo hound. Os cães desse tipo foram originalmente criados para ajudar na caça, como por exemplo, de coelhos e lebres. A sua capacidade de farejador apenas fica atrás do Bloodhound. São bastante calmos e pacientes, uma ótima companhia para crianças e famílias.

Características

  • País de origem: França e Reino Unido;
  • Peso: os machos pesam entre 23 a 29kg, e as fêmeas entre 20 a 27kg;
  • Altura: os machos medem entre 30 a 38cm, e as fêmeas entre 28 a 36cm de altura;
  • Cores: geralmente preto, branco e bronzeado, mas pode vir em outras cores também;
  • Tempo de vida: 11 a 12 anos.

Aparência

O Basset Hound é um cachorro comprido de estatura baixa, relativamente pesado. Bastante parecido com o Bloodhound, o Basset Hound possui a pele enrugada no pescoço e pelo corpo, com um focinho comprido e um nariz bastante visível.

A altura média desse cachorro quando adulto fica entre 30 a 35cm, sendo que a fêmea geralmente possui uma altura menor em relação ao macho.  Já o seu peso fica entre 23 a 27kg dependendo do cachorro.

Suas orelhas são compridas e macias, sempre caídas ao lado da sua cabeça. O papo solto, a pele elástica e as orelhas caídas ajudam a manter preso o cheiro que eles estão perseguindo.

Apesar de suas pernas serem curtas, O Basset Hound possui um corpo longo e forte, podendo facilmente alcançar coisas nas mesas que outros cães de mesma altura não conseguem.

Basset Hound deitado na grama

Comportamento do Basset Hound

O Basset Hound é um cachorro paciente, amável e gentil com sua família. É uma excelente companhia para crianças devido à sua paciência e tolerância. Mesmo sendo paciente com crianças e outros animais, ele também precisa de um tempo para sua privacidade e tranquilidade.

O seu temperamento sempre deve ser amigável e nunca como teimoso ou durão. Agora, eles podem apresentar um comportamento durão e teimoso caso acreditem ser o líder do grupo ou matilha. Por isso, eles precisam de donos que demonstrem liderança e estabeleçam regras e limites.

Eles são fáceis de treinar quando usado o método do reforço positivo. Amantes de uma boa comida, o treinamento é facilitado ao usar comida como recompensa.

Com treinamento apropriado, eles podem ser bastante obedientes. Mas quando descobrem um cheiro interessante, eles irão até o fim para descobrir do que se trata. Por isso, sempre deixe ele solto em áreas com cercados, pois assim ele não irá se perder.

Cuidados e Saúde

Eles podem se dar bem em apartamentos caso sejam exercitados adequadamente. Quando postos no quintal, podem brincar por horas sem perder sua energia.

Por causa do seu nariz afiado, eles tendem a vagar por muito tempo quando descobrem um cheiro interessante. Para mantê-los seguros e também para que não se percam, sempre deixe eles num local cercado.

A expectativa de vida deles é de aproximadamente 10 a 12 anos.

blog comments powered by Disqus