Bloodhound


O cachorro da raça Bloodhound, também conhecido como Cão de Santo Humberto, é um cachorro de grande porte do tipo farejador, ou scent hound em inglês. Originalmente desenvolvido para caçar veados e javalis selvagens desde a Idade Média, e mais recentemente usado como farejador.

Características

  • Países de origem: Bélgica, Inglaterra, França ou Escócia;
  • Peso: os machos pesam entre 41 a 50kg, e fêmeas entre 36 a 45kg;
  • Altura: os machos medem entre 63 a 69cm, e as fêmeas entre 58 a 63cm de altura;
  • Cores: preto, marrom bronzeado, vermelho;
  • Tempo de vida: vivem entre 10 a 12 anos.

Aparência

O Bloodhound é um cão grande, poderoso e forte voltado para auxiliar na caça. A sua cabeça é longa e estreita em proporção ao comprimento do cão. Seu focinho é comprido e o nariz é de cor preta.

Os olhos profundamente afundados possuem um formato diamante devido as pálpebras inferiores serem puxadas para baixo e também devido ao peso das pálpebras superiores.

Outra característica interessante dessa raça são suas orelhas. Elas são finas, macias, muito longas e ficam caídas ao longo da cabeça.

Também possui bastante pele em excesso, geralmente enrugada e formando dobras ao longo de sua cabeça, pescoço e pelo restante do corpo. Suas pernas são fortes e retas quando o cão está de pé. A sua cauda fica de pé, possuindo uma leve curvatura na linha superior do dorso.

A principal característica desse cão é a sua habilidade de farejar. O Bloodhound possui em seu nariz cavidades (onde os cheiros são identificados) maiores do que outros cães. O número de células receptoras olfativas são de 4 bilhões em um Bloodhound, contra apenas 5 milhões num humano e 100 milhões em um coelho. Todo isso faz do Bloodhound um verdadeiro mestre no quesito farejador!

Bloodhound

Temperamento do Bloodhound

O Bloodhound é um cachorro gentil, amável e carinhoso. Geralmente se dá bem com crianças, mas elas precisam ser ensinadas para respeitarem ele.

O seu dono precisa ter muita paciência e também exibir fortes traços de liderança para ser bem-sucedido com ele. Como a sua principal característica é a grande capacidade de farejar, o treinamento dele não é uma tarefa das mais fáceis!

Se pegar um novo cheiro no ar, eles irão até o fim para segui-lo. Por isso, pode ser difícil redirecionar a atenção deles quando estão longe do seu treinador.

Cuidados e Saúde

Para manterem uma boa saúde mental e física, eles precisão ser levados diariamente para uma caminhada ou uma leve corrida. Caso contrário, eles podem ser difíceis de controlar quando não estimulados propriamente.

O seu tempo de vida varia entre 10 a 12 anos.

 

blog comments powered by Disqus