Border Collie


O Border Collie é o cão mais inteligente do mundo! Além de ser muito inteligente, ele é bastante energético, acrobático, atlético e esperto. Criado no Reino Unido para trabalhar principalmente com a pecuária, especialmente no pastoreio de ovelhas, foi desenvolvido visando a inteligência e obediência.

Se originou no condado de Northumberland, presente entre as fronteiras da Inglaterra e Escócia, sendo primeiramente chamado de “Scotch Sheep Dog” (cão de pastoreio Escocês). É descendente de cães utilizados pelos Vikings para ajudar nos rebanhos de renas.

É um cão que possui a mais pura vontade de trabalhar e amor pelo que faz, podendo ser chamado facilmente de viciado em trabalho! Possui um olhar penetrante e hipnotizador que facilmente encanta o rebanho. Ele simplesmente se agacha na frente dos animais e os hipnotiza com o seu intenso olhar.

Além de ser um dos cães mais fáceis de treinar, o Border Collie também  pode ser usado para ajudar na detecção de narcóticos e bombas, também participando de eventos de agilidade e obediência.

O Border Collie foi oficialmente reconhecido pelo AKC (American Kennel Club) em 1995.

Características

  • País de origem: Reino Unido;
  • Peso: os machos podem pesar entre 14 a 20kg, e as fêmeas entre 12 a 19kg;
  • Altura: os machos medem entre 48 a 56cm, e as fêmeas entre 46 a 53cm de altura;
  • Cores: pode vir em vários combinações de cores e padrões;
  • Tempo de vida: 13 a 16 anos ou mais.

Aparência

O Border Collie é um cachorro de tamanho médio com um corpo desenvolvido e ágil. Possui uma dupla pelagem densa que é resistente ao clima. Há duas variedades de pêlo: uma pelagem curta medindo até 2,5cm e outra mais grossa e áspera de até 7,5cm.

A cor de seu pêlo pode vir em três cores, preto e branco, vermelho e branco, preto e cinza, amarelo, amarelo e branco, marrom escuto e preto sólido.

Border Collie carregando graveto

Comportamento do Border Collie

O Border Collie é um pacote completo no que diz respeito a cachorros: muito inteligente, obediente, animado e sempre ativo!

Não é um cachorro para se ter preso em um canil ou dentro de casa sem fazer nada. É um desperdício total de potencial para esse cão.

Pensando nisso, tenha certeza de fornecer bastante exercícios e atividades para manter esse cachorro bastante ocupado. Caso deixe o sozinho por muito tempo, tenha a certeza de tê-lo exercitado bastante e também pense em algo para manter a mente dele ocupada quando você estiver ausente. Se entediado e sozinho, ele poderá procurar a própria diversão, e pode ser uma que você não goste!

Além de exercícios e um trabalho para fazer, o Border Collie precisa uma forte liderança por parte do seu dono para ser feliz. Você precisa ter uma mão firme, ser confiante e ter uma liderança consistente ou ele tentará tomar o controle. Se isso acontecer, ele poderá não ser uma das melhores escolhas para sua família.

Cuidados e Saúde

O Border Collie é um cão muito ativo dentro e fora de casa, por isso não é recomendado para viver em apartamentos. Ele será mais feliz em espaços abertos onde possa correr e se exercitar à vontade. Nem pense em deixá-lo preso na corrente no quintal, pois isso acabará deixando o cachorro estressado e aborrecido, podendo resultar em outros problemas de comportamento.

Uma escovação regular irá manter seu pêlo limpo e brilhante. Um cuidado especial também deve ser tomado com carrapatos e a limpeza de sua orelha.

A expectativa de vida do Border Collie é de 12 a 15 anos.

Border Collie deitado na grama

 

blog comments powered by Disqus