Borzoi


O cachorro da raça Borzoi é do tipo sighthound de origem russa. Foi trazida dos países da Ásia central, sendo também muito semelhante ao Greyhound. São cachorros compridos com pêlo longo pelo corpo todo.

Características

  • País de origem: Rússia e Bielorrússia;
  • Peso: os machos pesam entre 34 a 48kg, e as fêmeas entre 27 a 41kg;
  • Altura: entre 66 a 76cm de altura mínima;
  • Cores: podem vir em qualquer cor;
  • Tempo de vida: 10 a 12 anos.

Aparência

O Borzoi é um cachorro comprido, de médio a grande porte com uma cabeça bem estreita e apontada em direção ao focinho. É muito parecido com o Afghan Hound em sua forma e corpo.

Seu pêlo é longo, sedoso, liso ou ondulado. A sub camada de pêlo engrossa no inverno ou em climas frios, e no verão ela cai para prevenir super aquecimento. Podem vir em qualquer cor ou combinação de cores, mas os formatos mais comuns são branco e preto, branco com bronzeado, preto, branco e dourado.

Borzoi

Temperamento do Borzoi

O Borzoi é um cachorro atlético, independente e quieto. A maioria dos Borzois é bastante quieta, latindo poucas vezes. Como não cachorros territoriais, eles não confiáveis como cães de guarda ou vigia.

Além disso, eles não devem ficar soltos sem coleira caso o pátio ou quintal não possua cercas, pois podem facilmente escapar.

Eles são bastante espertos e requerem um manuseio experiente e calmo. Geralmente não demonstram dominância ou agressividade para com as pessoas, mas podem ficar agressivos caso sejam provocados.

Já na presença de estranhos eles são um pouco reservados, mas são bastante amáveis com as pessoas que conhecem bem.

Foram feitos para jogos de perseguição e corrida, por isso eles têm uma tendência de correr atrás de qualquer coisa que foge deles, como gatos e outros cachorros pequenos.

Borzois podem se dar bem com gatos e outros animais menores caso sejam introduzidos um ao outro ainda pequenos. Em alguns cachorros dessa raça o seu instinto de caça é tão forte que será quase impossível não perseguir um gato que está se movimentando.

Cuidados e Saúde

Como outros cachorros, o Borzoi precisa de um dono que saiba passar uma forte liderança. Para manter sua aptidão, esses cachorros precisam de bastante exercícios e atividades, incluindo uma longa caminhada diária e também oportunidades para correr sem estar preso na coleira.

O seu pêlo longo é fácil de escovar e lavar. O tempo de vida do Borzoi varia entre 10 a 12 anos.

Borzoi

 

blog comments powered by Disqus