Collie


O cachorro da raça Collie possui um corpo forte e largo. É um cão altamente inteligente, fácil de treinar e se dá muito bem com outros cães e animais de estimação.

A origem dessa raça é desconhecida, mas é descendido de várias gerações de cães pastores utilizados na Escócia e Inglaterra. Tanto o Collie com pêlo áspero e o Collie com pêlo liso fazem parte da mesma raça, sendo apenas duas variações do mesmo tipo. Mas o Collie com pêlo áspero é muito mais famoso e popular.

Características

  • País de origem: Reino Unido (Escócia);
  • Peso: os machos podem pesar entre 27 a 34kg, e as fêmeas entre 23 a 29kg;
  • Altura: os machos medem entre 61 a 66cm, e as fêmeas entre 56 a 61cm de altura;
  • Cores: pode vir em três cores, tons de marrom com branco, azul;
  • Tempo de vida: de 12 a 15 anos ou mais.

Aparência

O Collie possui um corpo forte, largo e inclinado. A sua pelagem pode vir em dois tipo: um pêlo áspero e longo e outro curto e liso.

A coloração de seu pêlo inclui combinação de três cores, como preto, branco e bronzeado e azul acinzentado, além de outros conjuntos de cores.

Collie

Comportamento do Collie

O temperamento do Collie é bem nivelado, não mostrando sinais de agressividade e geralmente se dá bem com crianças e outros animais.

É um cão altamente inteligente, leal ao seu dono, fácil de treinar e possui um instinto natural de pastoreio. Alguns cães podem tentar “pastorear crianças ou pessoas”, e precisam ser ensinadas a não fazer isso.

A socialização deve ocorrer desde filhote para prevenir que timidez quando na presença de estranhos. Não é agressivo, mas tende a ser suspeito de pessoas que possuem uma vibração estranha.

O Collie precisa de exercícios para manter uma vida saudável. Pode viver em apartamentos sem problemas desde que sejam exercitados.

 

blog comments powered by Disqus