Dobermann


O Dobermann é um cachorro de médio e grande porte, o qual foi desenvolvida pelo ano 1890 na Alemanha, e as suas principais características são a inteligência, senso de alerta e lealdade ao seu dono.

Características

  • País de origem: Alemanha;
  • Peso: os machos podem pesar entre 34 e 41kg, as fêmeas entre 27 e 36kg;
  • Altura: os machos medem entre 66 71cm, e as fêmeas entre 61 e 66cm;
  • Cores: preto, marrom, bronzeado, vermelho e branco;
  • Tempo de vida: 10 a 13 anos.

Aparência

O cachorro da raça Dobermann é considerado de médio e grande porte com um corpo robusto e pêlo fino. A altura média fica entre 61 a 71 cm, e seu peso entre 27 a 41kg.

Sua cabeça é grande, bem desenvolvida e com um focinho apontado. A cor do nariz varia de acordo com a cor da pele, podendo ser preto em cachorros de cor preta, marrom escuro em cachorros com pele vermelha e levemente cor-de-rosa em cachorros de pele branca. A cor dos seus olhos possui vários tons de marrom, também dependendo da cor de sua pele.

As suas orelhas são frequentemente cortadas ainda quando filhotes para que fiquem de pé. Embora isso seja ilegal em alguns países, o corte é efetuado entre 7 e 9 semanas após o seu nascimento, sendo o máximo 12 semanas para que haja sucesso nesse procedimento.

A cauda do Dobermann é comprida em seu estado natural, mas geralmente ela é cortada logo após alguns dias de seu nascimento.

A sua pele é fina e suave, podendo vir em várias combinações de cores, como por exemplo, preto e bronzeado, marrom claro, azul e branco. O seu corpo é robusto e suas pernas são perfeitamente retas.

Dobermann Pinscher

Temperamento do Dobermann

São cachorros bastante espertos, energéticos, super inteligentes, fortes e de grande vitalidade.

Originalmente projetados para passar uma ideia de intimidação e agressividade, o Dobermann atual é excelente como cachorro de companhia e protetor pessoal, sendo que sua ferocidade foi diminuída ao longo dos anos.

O Dobermann precisa de um dono que mostre autoridade como líder do grupo. Todos os membros da família precisam definir regras e limites, e também segui-las para que o cachorro possua um comportamento adequado.

Precisam de exercícios e atividades diárias para que possam manter uma boa saúde física e mental. O papel do líder do grupo também pode ser reforçado durante uma boa caminhada ou corrida. Como são bastante inteligentes, eles são facilmente treináveis e aprendem novos comandos com facilidade.

Aprendem rapidamente o seu papel de protetor e respeito com seus donos, fazendo deles assim um ótimo cão de guarda. Se socializados corretamente, eles se dão bem com outros humanos e cachorros.

Cuidados e Saúde

Para manter uma boa saúde física e mental, eles precisa de bastante atividades e exercícios, pois caso contrário alguns problemas de comportamento podem surgir. Podem se adaptar à vida no apartamento, mas casas com quintais grandes são melhores para eles.

Quando o cachorro estiver caminhando com o seu dono, o cão deve ao lado ou atrás dele, pois na mente do cachorro os líderes sempre vão na frente.

Trocam pouco de pêlo, por isso não é necessário escová-los com muita frequência. A expectativa de vida de um Dobermann varia entre 12 a 15 anos.

Dobermann Pinscher marrom

blog comments powered by Disqus