Komondor


O  Komondor é um cachorro de raça de grande porte, pêlo de cor branca originário da Hungria, sendo seu principal uso voltado a proteção de propriedade como também da pecuária.

Tendo como sua característica o pêlo branco que cobre todo o seu corpo e também o seu tamanho. O Komondor é uma raça já há muito tempo estabelecida.

Características

  • País de origem: Hungria;
  • Altura: podem chegar até 76cm de altura;
  • Peso: podem pesar entre 40 a 60kg;
  • Cor: branco;
  • Tempo de vida: entre 10 a 12 anos.

Aparência

O Komondor possui um tamanho grande tendo o corpo coberto por tranças de cor branca. Seu pêlo é longo, grosso, medindo entre 20 a 27cm, e lembra bastante um esfregão.

Quando nasce, o filhote dessa raça possui um pêlo suave e macio. Desde o nascimento até a vida adulta, leva aproximadamente 02 anos para que o pêlo cresça no formato de tranças. Pode ser necessário algum preparo para que os fios não se tornem um emaranhado.

A camada grossa de pêlo protege contra mordidas de lobo, pois assim a mordida não consegue penetrar até a carne. Quando toma banho, o pêlo do Komondor leva mais de dois dias para secar completamente.

Komondor

Temperamento do Komondor

O Komondor tem como seu instinto a proteção de propriedades e também a pecuária. O seu temperamento é calmo e tranquilo quando tudo está indo bem, mas quando há alguma ameaça o seu comportamento muda completamente, passando a agir sem qualquer medo e com total controle da situação.

Já com sua família e crianças, ele é muito amável e carinhoso. Embora sejam cautelosos com estranhos, eles são aceitos quando fica claro que não existe qualquer perigo para a sua família.

Devido ao seu comportamento de proteção, ele não é muito recomendado para a vida na cidade, pois não é tolerante a invasores ou a provocações.

Durante o dia ele sempre mantém a vigilância, mesmo quando está descansando. Já durante a noite, ele gosta de rondar a sua propriedade, e qualquer intruso será derrubado.

Usos

O seu principal uso é a proteção do rebanho. Com o seu corpo atlético, ele é rápido e poderoso para impedir qualquer predador de atacar. Pode ser usando com sucesso para proteger ovelhas contra lobos e ursos. O seu pêlo grosso é capaz de protegê-lo de mordias, evitando assim que atinja sua carne.

Treinamento

O Komondor deve ser treinado desde pequeno para executar seu papel de protetor sem problemas. Por isso, eles precisam ser socializados desde filhotes, sendo expostos a outros cachorros e pessoas constantemente. Por causa da sua tendência natural como cão de guarda, um Komondor que não é propriamente socializado pode ser tornar hostil quando confrontados com uma nova situação.

blog comments powered by Disqus