Labrador


O cachorro da raça Labrador faz parte de um grupo de cachorros do tipo Retriever, sendo uma raça bastante popular entre as famílias. São bem-comportados, brincalhões e se dão muito bem com crianças e pessoas mais idosas.

É um dos cachorros mais utilizados em trabalhos de auxílio a deficientes e policiais, como por exemplo, ajudando pessoas cegas e autistas, e também atuando em buscas e apreensões em departamentos policiais e militares.

Características

  • Peso: os machos pesam entre 27 e 40kg, já as fêmeas entre 27 e 35kg;
  • Altura: os machos medem entre 56 e 63cm de altura, e as fêmeas entre 54 e 60cm;
  • Cores: marrom chocolate, preto, amarelo claro;
  • Tempo de vida: 10 a 13 anos.

Aparência

Há dois tipos de Labrador, o Labrador Inglês e o Labrador Americano. A principal diferença entre eles está na sua aparência. O Labrador Inglês possui um corpo mais pesado e grosso, enquanto que o americano é mais alto e magro.

Dois Labradores cor de chocolate correndo e brincando

Labradores são relativamente largos, os machos pesam entre 27 a 40kg e as fêmeas entre 27 a 35kg. Quando pensam mais 45kg, eles são considerados obesos ou possuem algum tipo de problema segundo os padrões do AKC (American Kennel Club), sendo que alguns Labradores podem pesar mais que isso. As principais características dessa raça, com exceção da cor, são resultados da criação para produzir um retriever voltado ao trabalho.

A sua pelagem é curta, densa e suave. Ela podem em três cores, preto sólido, amarelo claro e marrom chocolate.

A cabeça do Labrador é larga com focinho um pouco comprido. O nariz é proporcionalmente largo. Os olhos estão bem separados, e a coloração deles deve ser marrom em cachorros com pele amarela ou preta, e avelã em Ladradores de cor chocolate. As bordas dos olhos são pretos em cachorros amarelos e pretos, e marrons em cachorros cor de chocolate.

Suas orelhas são de tamanho médio e estão sempre deitadas ao lado da cabeça. A cauda é grossa na base, e vai gradualmente afinando ao chegar na ponta.  As suas pernas são resistentes e as patas auxiliam durante a natação.

Temperamento do Labrador

O Labrador é um cachorro amável, dócil, lead e inteligente, fazendo dele um ótimo cachorro para as famílias.

Por ser altamente inteligente e possuir uma incessante vontade de agradar seus donos, ele está entre as principais escolhas para cachorros que auxiliam deficientes visuais, também ajudando em missões de resgate e busca.

Adoram brincar, tanto em solo como na água, nunca perdendo uma oportunidade dada.

O comportamento deles é muito confiável e estável, dando-se muito bem com  outros cachorros e pessoas, especialmente crianças.

O seu dono precisa demonstrar forte liderança, pois caso contrário esse cachorro pode desenvolver um comportamento teimoso e destrutivo. Isso também pode acontecer quando ele não está recebendo exercícios e atividades o suficiente para estimular seu corpo e mente.

São facilmente treináveis e aprendem novos comandos com facilidade. Caso não sejam socializados quando ainda pequenos, eles podem se sentir reservados na presença de estranhos.

Fazem um ótimo papel para cachorros de vigia, mas não como cães de guarda.

Labrador preto

Cuidados e saúdes

O Labrador é um cachorro energético e brincalhão, por isso adora atividades físicas, como uma boa caminhada ou correr junto com seu dono enquanto anda de bicicleta ou pratica corrida.

Lembre-se que o líder da matilha, nesse caso você, sempre deve ir na frente, pois é assim que as coisas funcionam na mente dos cachorros. Nunca queira inverter os papéis, pois você estará se metendo em sérios problemas.

Adoram uma boa comida! Por isso, são propensos à obesidade caso comam em excesso ou não recebam as atividades diárias necessárias. Preguiça também pode contribuir para isso. Obesidade é um problema sério de saúde e pode ser considerado o problema nutricional número 1 entre os cachorros. Portanto, os Labradores precisam ser propriamente exercitados e estimulados todos os dias.

A sua pele é suave e fina, sendo fácil assim a sua escovação. Eles trocam de pêlo duas vezes ao ano, mas podem fazê-lo com maior frequência em climas temperados.

A expectativa de vida deles é de 10 a 13 anos, sendo uma raça de cachorro saudável com relativamente poucos problemas de saúde.

Exploração

Como raça de cachorro, o Labrador é naturalmente curioso, exploratório e gosta de uma boa companhia. Não são tipicamente saltadores, mas devido a sua natureza alguns podem pular e subir em objetos para a sua própria diversão.

Dois Labradores, um amarelo e preto latindo

blog comments powered by Disqus