Pastor Alemão


O Pastor Alemão é relativamente uma raça nova de cachorro, tendo início o seu cruzamento em 1899 na Alemanha. Através da busca incansável do cão de pastoreio perfeito, o nascimento do que hoje é conhecido como Pastor Alemão se deu através da mistura de cachorros de pastoreio de várias partes da Alemanha.

Após um pouco mais de um século após a sua criação, o Pastor Alemão é hoje um dos cachorros mais populares do mundo. Por causa de sua imensa força, coragem, inteligência e alta treinabilidade, ele é amplamente usado como cão de guarda, missões de busca e procura, e também na atuação em competições.

Pastor Alemão em campo verde

Características Gerais

  • País de origem: Alemanha
  • Peso: 30 a 40kg para machos e 23 a 33kg para fêmeas
  • Altura: 60 a 65 cm para machos e 55 a 60 para fêmeas
  • Cores: bronzeado com manchas pretas, completamente preto, branco
  • Tempo de vida: 9 a 13 anos

Origem do Pastor Alemão

Cães de pastoreio eram bastante comuns na Alemanha no século XIX, mas não havia uma padronização da raça. Visando criar uma raça melhor para o trabalho, Max von Stephanitz iniciou seus experimentos na Alemanha em 1890.

Durante os vários anos de seu trabalho, Stephanitz utilizou cachorros de várias partes da Alemanha para criar o Pastor Alemão atual. Sendo um admirador daqueles cachorros que possuíam aparência de lobo, inteligência, senso aguçado, ele acreditava que poderia criar um cachorro melhor para o trabalho e que também poderia ser utilizado em toda a Alemanha.

 A sua Popularidade no Mundo

Após a linhagem de 1900, o Pastor Alemão começou a ser exportado para todo o mundo. Devido a sua tamanha popularidade, clubes de raças começaram a ser formar na Europa e também por todo o mundo.

Sendo um animal fácil de treinar e ensinar novos comandos, além de sua aptidão física, o Pastor Alemão é bastante adequado para competições atléticas.

Já em 1993 se tornou a 3ª raça de cachorro mais popular nos Estados Unidos. O Pastor Alemão também está entre as raças mais populares do mundo.

Outras Características do Pastor Alemão

Esses cães são altamente ativos e também descritos como “seguros de si”. Como são cachorros bastante ativos, requerem um bom espaço para caminhar e se exercitar.

Também é marcada por ter uma alta disposição para aprender e uma vontade de ter um propósito. Por serem curiosos, o Pastor Alemão se torna uma ótima raça para se ter como cão de guarda, e também pode ser utilizado em missões de procura.

Caso não sejam bem treinados e socializados, os cachorros dessa raça podem ser tornar super protetores da família e do território. Fora isso, eles são considerados bastante inteligentes e obedientes.

A inteligência do Pastor Alemão é bastante divulgada entre os treinadores e pesquisadores. Segundo Stanley Coren em seu livro “The Intelligence of Dogs“, eles podem aprender novas tarefas com facilidade após 05 repetições e obedecem o comando dado em 95% do tempo.

Devido a sua força, inteligência e à extrema facilidade de aprender novos comandos do qualquer outra raça de grande porte, o Pastor Alemão é amplamente utilizado em missões de busca e apreensão, também como cachorro de guarda.

Logo abaixo você pode conferir um Pastor Alemão de cor preta e outro de cor branca, sendo que estes são mais raros.

Pastor Alemão PretoPastor Alemão Branco

blog comments powered by Disqus