Pastor Belga


O cachorro da raça Pastor Belga é obediente e inteligente, fazendo dele um ótimo animal de estimação e também cão de guarda.

O Pastor Belga possui quatro variedades: Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois, todos possuindo a mesma fundação.

Na maioria dos países todos os quatro tipos são considerados da mesma raça com variação no tipo da pele. Já o AKC (American Kennel Club) desde 1959 reconhece cada tipo como uma raça diferente e não reconhece Laekenois.

Todos os quatro tipos são bastante inteligentes, ajudando em trabalhos de busca e resgate, eventos de agilidade, pastoreio e auxílio a deficientes visuais e físicos.

Características

  • País de origem: Bélgica;
  • Peso: os machos podem pesar entre 29 a 34kg, e as fêmeas entre 27 e 32kg;
  • Altura: os machos medem entre 60 e 66cm, e as fêmeas entre 56 a 61cm de altura;
  • Cores: depende da variedade;
  • Tempo de vida: podem viver entre 10 a 14 anos.

Comportamento do Pastor Belga

O Pastor Belga é um cão inteligente, sempre alerta ao que acontece ao seu redor. É um cão leal, obediente que gosta de formar fortes vínculos com seus donos.

A socialização deve ser levada em conta ao criar esse cão. Uma socialização correta irá evitar que ele fique tímido na presença de outras pessoas, e também fará que consiga viver tranquilo junto de outros cães. Um cuidado especial deve ser tomado ao introduzi-lo com outros animais pequenos.

Pastor Belga do tipo Groenendael

Sendo um cão criado para ajudar no trabalho, ele é dotado de muita energia! Por isso, inclua exercícios regulares e outras atividades na agenda desse cão. Além de exercícios, ele também precisa de um dono com senso de liderança, pois pode ser um cão difícil de comandar. Dependendo da maneira como é tratado, o cão pode apresentar um comportamento totalmente diferente.

O Pastor Belga possui um forte instinto de pastoreio e algumas vezes pode decidir “pastorear as pessoas” simplesmente batendo nelas na altura dos joelhos ou correndo pelo ambiente sem mostrar cansaço por horas. Eles precisam ser ensinados a não fazer isso.

Pastor Belga do tipo Malinois

blog comments powered by Disqus