Setter Irlandês


O cão da raça Setter Irlandês é inteligente, bastante ativo e destemido. Sua principal função era ajudar na caça, podendo indicar e recuperar aves abatidas.

Foi desenvolvido através da combinação entre várias raças de cachorro, como Irish Terrier, Irish Water Spaniel, English Setter, Pointer e o Gordon Setter. Antigamente, o Setter Irlandês possuía um pêlo de duas cores, vermelho e branco, e suas pernas eram mais curtas. Já no século XIX, através da criação seletiva a cor branca foi removida e o vermelho forte acabou ficando dominante.

O Setter Irlandês é um cão de caça para todos os fins, podendo tanto indicar como recuperar itens abatidos em todos os tipos de terrenos.

Características

  • País de origem: Irlanda;
  • Peso: os machos pesam entre 29 a 34kg, e as fêmeas entre 25 a 29kg;
  • Altura: os machos medem entre 66 a 71cm, e as fêmeas entre 61 a 66cm de altura;
  • Cores: castanho vermelho forte;
  • Tempo de vida: podem viver entre 11 a 15 anos.

Comportamento do Setter Irlandês

O Setter Irlandês é bastante ativo, inteligente e cheio de energia! Eles se dão bem com crianças e outros animais de estimação.

Apesar de conviverem bem com outros animais, o Setter Irlandês pode ter dificuldades com animais menores devido a seu instinto de caçador. Alguns ainda podem ter problemas com gatos, e também podem ser violentos ou teimosos com crianças pequenas. Tirando isso, eles fazem um ótimo cachorro para se ter na família.

Como é um cão cheio de energia e vitalidade, o Setter Irlandês requer uma boa quantidade de exercícios e também oportunidades para correr livre em um terreno grande sem estar preso na coleira. Falta de exercícios e um propósito na vida desse ótimo cão podem levá-lo ao tédio, podendo desenvolver um comportamento destrutivo ou um cão hiperativo. Esse não é um cão para se deixar muito tempo sozinho no quintal, pois adoram e precisam de companhia humana.

Devido às suas características, não é um cão recomendado para se viver em apartamentos. Eles se darão melhor em uma casa com um amplo quintal, de preferência com um cercado, onde ele poderá correr e brincar à vontade.

A sua expectativa de vida é de 11 a 15 anos.

Setter Irlandês

blog comments powered by Disqus