Shar Pei


O Shar Pei é uma raça de cachorro conhecida por suas características exclusivas, como seu rosto enrugado e sua língua azul-escura.  A sua origem é chinesa.

O ancestral  do Shar Pei não é conhecido. Ele pode ter descendido do Chow Chow, mas a única semelhança entre as duas raças é a língua de cor roxa.

Esses cachorros executavam diversas tarefas para os fazendeiros chineses, como caça, controle de pragas, pastoreio e proteção da casa e de sua família.

O Shar Pei foi oficialmente reconhecido pelo AKC (American Kennel Club) em 1992.

Características

  • País de origem: China;
  • Peso: os machos pesam entre 25 a 29kg, e as fêmeas entre 18 a 25kg;
  • Altura: medem entre 46 a 56cm de altura;
  • Cores:  inclui todas as cores sólidas e tons de marrom;
  • Tempo de vida: até 10 anos.

Aparência

É um cachorro de aparência larga com pele enrugada, principalmente no seu rosto.

Da mesma maneira que o Chow Chow, o Shar Pei possui uma língua de cor roxa ou azul escuro. A coloração do seu pêlo pode vir em cores sólidas e também em vários tons de marrom.

Shar Pei

Comportamento do Shar Pei

O Shar Pei é um cão muito leal ao seu dono. É inteligente, brincalhão, ativo e corajoso.

A socialização desse cão é muito importante, e deve ocorrer desde filhote. Dessa maneira ele não terá problemas para viver com outros cachorros e até poderá se dar bem gatos.

O temperamento do Shar Pei depende bastante de como é tratado pelo seu dono. Quando recebe exercícios suficientes e o seu papel dentro da família está bem definido, ele se tornará um ótimo companheiro. Problemas de comportamento podem surgir quando o cão passa a pensar que ele é o líder de sua família. Não deixe que isso aconteça.

Cuidados e Saúde

A pele do Shar Pei é fácil de cuidar e deve ser escovada com regularidade. Um banho semanal com uma escovação periódica irão manter uma pele saudável e bonita.

Atividades e exercícios para manter uma boa saúde mental e física são necessários para o Shar Pei. Se adaptam facilmente à vida em apartamentos desde que sejam exercitados com regularidade.

A sua expectativa de vida é até 10 anos.

blog comments powered by Disqus