West Highland White Terrier


O West Highland White Terrier, também conhecido como Westie, é um cachorro de estatura média de cor branca originária da Escócia. Muito alegre e animado, é um ótimo cão para ser como companhia.

Se originou na cidade de Poltalloch, Escócia, e foi primeiramente chamado de Poltalloch Terrier, e depois seu nome foi mudado para Roseneath Terrier.

A raça se originou no final do século XIX quando o criador escocês de Cairn Terrier obteve alguns filhotes de cor branca em sua ninhada. Esses filhotes foram selecionados e reproduzidos para dar origem ao West Highland White Terrier, o qual é simplesmente um Cairn, mas de cor branca.

Em 1908, esse cachorro foi oficialmente reconhecido pelo AKC (American Kennel Club), e em 1909 seu nome foi alterado para West Highland White Terrier. Da mesma maneira que o Cairn, o Westie foi desenvolvido para ajudar no controle de certos roedores nas fazendas.

Características

  • País de origem: Escócia;
  • Peso: os machos pesam entre 7 a 10kg, e as fêmeas entre 6 a 7kg;
  • Altura: os machos medem entre 25 a 30cm, e as fêmeas entre 23 a 28cm;
  • Cores: branco;
  • Tempo de vida: 12 a 16 anos.

Aparências

O West Highland White Terrier é um cão robusto de aparência média, possuindo o corpo todo coberto por um pêlo grosso de cor branca.

Possui uma dupla camada de pêlo. A camada externa é grossa e longa, podendo medir até 5cm de comprimento. A sua cabeça parece ter um formato arredondado, pois o pêlo acaba preenchendo sua face. Já a camada interna ou sub camada é densa e suave. A coloração de sua pele é um branco sólido.

As orelhas ficam eretas, possuindo um formato triangular com pontas apontadas. O seu rabo é relativamente curto, medindo entre 12 a 15cm de comprimento, sendo mais grossa na base e afinando até a sua ponta.

West Highland White Terrier

Comportamento do West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier é bastante animado e energético, assim como os outros Terriers. Muito valente e confiante, não se intimida facilmente na presença de outros cães. Donos que sabem lidar com cães pequenos não deixarão que essas pequenas criaturas se metam em confusão.

São fáceis de treinar e sociáveis, e podem se dar bem com crianças. Mas eles precisam ser manuseados com cuidados, pois uma uma brincadeira muito rude pode irritar esse cachorro.

O seu tamanho pequeno facilita bastante o trabalho quando estiver viajando. Pode ser um ótimo companheiro de viagem!

Apesar do seu tamanho pequeno, eles são ótimos com cães de guarda, pois é um cão independente e confiante que não se intimida facilmente.

Cuidados e Saúde

O West Highland White Terrier precisa de uma caminhada todo dia como parte de suas atividades. Brincadeiras podem substituir parte das atividades físicas, mas a caminhada ainda é necessário para suprir seu instinto básico de exploração.

Problemas comportamentais podem surgir quando o cão não está recebendo a dose necessária de exercícios e também uma liderança correta por parte do seu dono.

A sua expectativa de vida é de 12 a 16 anos.

West Highland White Terrier

blog comments powered by Disqus