Tipos de Cães de Trabalho e suas Funções


Muitos cachorros foram especialmente criados para alguns tipos de trabalho. Por isso, antes de escolher um novo cachorro para o seu lar, é importante conhecer as características dele para que ele atenda perfeitamente às necessidades da sua família.

Cães de Trabalho

Cães de Guarda

Alguns cachorros que pertencem a esse grupo são: Dobermann Pinscher, Mastiff, Schnauzer e Cane Corsos. Eles são frequentemente vistos como agressivos e desleais porque são ferozes quando se trata de proteger suas casas.

A coisa mais importante para esse tipo de cão é a socialização ainda quando filhotes. Cachorros jovens que são colocados juntos de outros cachorros, pessoas, gatos. etc, têm menos chances de serem agressivos quando ficarem mais velhos. Também são bastante inteligentes e fáceis de treinar.

Dobermann Pinscher é um ótimo cão de guarda

Terrier

Esse grupo foi criado para auxiliar na caça. Alguns cães desse grupo são: Jack Russell, American Staffordshire Terrier e West Highland Terrier. São conhecidos pela sua grande energia, teimosia e uma personalidade autoritária.

São cachorros que precisam de uma mão firme quando se trata de treinamento, ou sua casa será destruída! Adoram rasgar, mastigar e sacudir qualquer coisa que estejam no seu caminho. Socialização é de extrema importância.

Jack Russell

Cães de Caça

Foram desenvolvidos principalmente para ajudar caçadores de aves a achar e recuperar o animal abatido. Alguns cães desse grupo são: Labrador e Golden Retreiver, Springer Spaniel inglês e Cocker Spaniel inglês.

Cães de Pastoreio

Os cães de trabalho desse grupo foram criados especialmente para ajudar rancheiros a mover sua pecuária. Alguns cachorros famosos desse grupo são: Pastor Alemão, Border Collie, Komondor e Cão de Canaã.

Além do pastoreio, a maioria dessas raças é naturalmente protetora, fazendo deles bons cães de guarda.

Pastor Alemão

Já quando eles passam a viver em residências junto com os humanos, eles provavelmente buscarão uma saída diferente para essa necessidade. Por exemplo, eles podem passar a perseguir o gato, ou caso você tenha crianças pequenas, eles tentarão juntá-las no canto por horas, como se estivessem praticando pastoreio.

Essa necessidade interna pode ser saciada ao fazer seu cão participar de certas atividades, como por exemplo, agilidade, jogos excitantes de frisbee ou em outros jogos de competição. Se você não der ao seu cachorro uma atividade, ele provavelmente procurará uma em sua casa, e pode ser uma que você não goste!

Cães de Visão

Alguns cachorros desse grupo são: Greyhound, Saluki e Irish Wolfhound. Foram desenvolvidos para ajudar na caça utilizando principalmente a sua visão e extrema rapidez como armas. Eles irão perseguir com rapidez qualquer coisa que se mova, como gatos e esquilos e também podem ser bastante energéticos.

Bastante estimulação é vital para esse tipo cachorro. Se estiver pensando em pegar um cachorro desse grupo, pense em algumas atividades que irão estimular sua habilidade natural de visão. Como por exemplo, jogos de disco e busca são ótimos para eles.

Cães Farejadores

Como os cães de visão, os cães farejadores foram criados para ajudar na caça da presa, mas ao invés de usar a visão, ele usam o nariz. Alguns cachorros desse grupo incluem o Beagle e Cão de Santo Humberto (Bloodhound).

O cachorro Beagle é um ótimo farejador

Eles possuem um ótimo senso para cheirar, e frequentemente se perdem caso sejam deixados soltos sem coleira. Com treinamento, eles são ótimos para trabalhos como farejadores ou qualquer serviço que envolva olfato.

blog comments powered by Disqus