Vermes de Cachorro – 10 Sintomas mais Comuns


Vermes de cachorro é um dos problemas mais comuns de saúde para os cães. Alguns vermes são mais fáceis de diagnosticar, enquanto que outros são mais sutis até avançarem a um estágio mais avançado, podendo colocar a vida do seu cão em risco.

dog-sick

Há basicamente cinco tipos de vermes de cachorro: vermes do coração (dirofilariose), lombrigas (Nematoda), amarelão (ancilóstomo), tênias (cestodas) e Trichuris trichiura. Algumas são mais simples de detectar do que outras. Por exemplo, se o seu cão estiver com tênias, você notará facilmente pequenos grãos parecidos com arroz nas fezes dele. Outras são mais difíceis, como por exemplo, vermes do coração não mostram sinais até o o seu estágio mais avançado, agravando assim o tratamento.

Confira abaixo os principais sintomas de vermes de cachorro

1. Diarreia

Fezes moles e diarreia podem ser sintomas de vermes. Caso haja sangue juntamente na fezes, pode ser que ele esteja contaminado com ancilóstomo, ou amarelão.

2. Pêlo pálido

Outro sintoma comum de vermes é quando o cachorro apresenta uma pelagem franca e aborrecida. Já pelo outro lado, um cachorro saudável terá uma pele suave e brilhante.

Caso o seu cachorro comece apresentar um pêlo fraco e seco, além de perdas de pêlo, pode ser que ele contraiu uma forma de verme.

3. Perca de peso

Se o seu cãozinho apresentar uma perda de peso sem uma explicação plausível, ele pode ter contraído tênias ou outra forma de lombriga.

4. Tosses

Se o cachorro estiver tossindo, isso pode ser um sinal de estágio avançado de vermes do coração. Outras formas de vermes também  pode exibir esse sintoma.

5. Vômitos

Cachorros que possuem vermes podem vomitar com mais frequência. Em alguns casos, essas lombrigas podem ser vistas no vômito do cachorro.

6. Barriga inchada

Um sintoma comum de vermes é quando o cachorro apresenta um inchaço na barriga, como por exemplo, um formato em pote.

Filhotes que apresentam esse sintoma podem ter contraído os vermes da sua mãe.

7. Baixa energia

Cachorros que são apáticos e com baixa energia podem estar vermes.

8. Mudança de apetite

Uma mudança no apetite do seu cão pode indicar que ele foi contaminado com vermes. Geralmente, há uma perda de apetite.

9. Irritações na pele

Cachorros que possuem irritações na pele pode ser o sinal de uma severa infestação de vermes.

10. Vermes visíveis na pele ou fezes

Alguns vermes podem ser vistos na pele como pequenas coisas que se movem ou também na área do ânus. Outros vermes podem ser vistos nas fezes do cachorro.

Caso não sejam tratadas, os vermes de cachorro podem causar danos irreparáveis ao animal, como perda de consciência e até a morte. Se você suspeitar que o seu cão possui vermes, leve o ao seu veterinário para que ele possa seguir um  tratamento.

Boa sorte!

blog comments powered by Disqus